História
Colégio / História
O Colégio Santa Luzia Recebeu este nome em homenagem a mãe de seu fundador, o Sr. Dilermano Rabelo e foi fundado em 05 de Agosto de 1998, para atender à lacuna que existente na rede de ensino da comunidade.

A escola possui rede física própria, com amplas instalações, que contam com estrutura e organização adequadas para atender as exigência legais e às necessidades de professores, funcionários e alunos.

Conveniou-se ao Sistema Anglo de Ensino com excelentes resultados, pois este oferece, além do material diferenciado, competente assessoria pedagógica e capacitação constante para o trabalho.

O Colégio Santa Luzia, que no início recebia clientela da antiga 5° série ao Ensino Médio, passou a atender também, em 2003, alunos de 1° a 4° série do nível de ensino classificado hoje como 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, e em 2005, passou a acolher os pequenos da Educação Infantil.

Como deve ser toda instituição democrática o Colégio Santa Luzia conta com Diretoria, Assessoria Pedagógica, Órgãos Colegiados e Centro de Apoio ao Discente.

O corpo docente é habilitado como prevê a lei, contudo, passa por constantes treinamentos, para aprimorar a maneira de trabalhar. Há também encontros entre os pares para troca de experiências, bem como contato com especialistas desta e de outras comunidades escolares.

A escola adota como princípio o caráter formador, aprimorando valores e atitudes, o sentido de observação e a curiosidade intelectual, capacitando alunos para buscar informações e processá-las, promovendo a interação indivíduo/mundo, num movimento constante, como requer a verdadeira cidadania. Estes princípios norteadores são os objetivos da escola em oferecer ensino de qualidade, voltado para a formação ética, que promove a formação integral, desenvolvendo atitudes e habilidades, num ambiente natural de pesquisa e troca.

Aproveita para seus conteúdos o que há de melhor em tecnologia, artes e o que mais requer a modernidade.

Para caracterizar o Projeto Pedagógico, os professores passam com seus alunos da exploração à comparação de todos os conteúdos escolares, tornando-os dinâmicos e úteis a vida cotidiana.

Para atender a organização curricular são envolvidas as diversas áreas de ensino, culminando o processo

Ensino-Aprendizagem com um processo de avaliação que começa por ser diagnóstica, torna-se reguladora e passa a avaliação final, onde pe feita a apuração do desenvolvimento integral do aluno, das competências adquiridas e a programação de atividades adequadas ao período de formação subsequente.

Anualmente é feita a Avaliação Institucional, momento de reflexão voltada não só para os resultados obtidos pelos alunos, mais que inclui o plano de trabalho coletivo, desempenho geral e a participação de outros segmentos da comunidade escolar, incluindo pais e alunos.

A Educação Básica conforme dita a LDB, começa na Educação Infantil e vai até o 3° ano do Ensino Médio.

Para que o processo de ensino se desenvolva de forma adequada, a Ed.Infantil em nossa escola é tratada de maneira especial e responsável, preparando alunos competentes e aptos a assumirem o Ensino Fundamental.

Cumpre, assim, seu papel socializador e organizador de atitudes próprias da idade escolar, respeitando o nível dos alunos e promovendo o letramento para línguas e matemática, bem como a entrada no mundo das ciências, artes e música.

A formação curricular adota as orientações do Referencial Curricular, assumindo todas as áreas e eixos propostos de forma interdisciplinar, como orienta também o material do Sitema Anglo de Ensino.
Jean Piaget disse: "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram."

Homens que sejam criadores, inventores e descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

Que Deus nos ajude a cumprir nossos propósitos!


Autor: Administrador
Fonte: Colégio Santa Luzia
Fotos
Fotos do Colégio Santa Luzia
Descrição:
Local: Colégio Santa Luzia
Autor: Administrador
Fonte: Colégio Santa Luzia

COLÉGIO
Colégio Santa Luzia "Aula dada, aula estudada hoje."
Autorizado Pela portaria 070/99/ Reconhecido pela Portaria 522/01

INFORMAÇÕES
Endereço: Santa Terezinha, 389 - Centro - CEP: 37.160-000
Telefone: (35)3853-1679
E-mail: colegiostaluzia@facica.edu.br